quinta-feira, 13 de maio de 2010

NBA - Hora das "vassouras" nas semifinais de conferência

Nunca antes na história da NBA foram vistas tantas vassouradas nas semifinais de conferências.

Los Angeles, Phoenix e Orlando não tiveram muito trabalho com seus adversários nesta fase dos playoffs.

 

No entanto,  cada “vassourada” teve sua história.

 

Primeiro, o mais óbvio. Orlando Magic e Atlanta Hawks era um duelo bastante previsível, quase sem graça. Claramente o time de Dwight Howard era mais forte. Mas os Hawks vinham com a esperança de fazer uma série pelo menos equilibrada. O Magic destruiu essa esperança no primeiro jogo da série. Uma vitória esmagadora no primeiro jogo da série deixou claro o abismo técnico entre as duas equipes. E mais. O time de Orlando se mostrou equilibrado e experiente para simplesmente colocar em prática seu jogo e não dar chance ao adversário. É fato que o Magic pratica hoje o melhor basquete da liga. Alguns dirão: “mas bateu em bêbado, Atlanta é um time muito fraco!”. Não discordo. Acho Mike Bibby meia boca e não vejo grandes talentos no time, mas esse mesmo Atlanta venceu times como Boston, San Antonio,  Portland, Denver e Utah pelo menos uma vez na temporada regular. Ah! E varreu os Celtics, que estão a ponto de eliminar o todo poderoso King “Marrento” James, por 4-0 no mesmo período. Enfim, Orlando hoje é o time a ser batido na NBA!

 

Indo para a costa oeste, vemos uma história absolutamente diferente. Os Lakers são um timaço, ótimos talentos individuais e um técnico fora do comum. Mas não vem mostrando isso nesses playoffs. Na 1ª fase dos playoffs contra Oklahoma, o time deu mostras de que Pau Gasol é o termômetro do time. Quando ele vai bem, o time vence fácil. Quando vai mal, as coisas ficam complicadas pro lado de LA. Mas os Lakers tem time pra conseguir mais um campeonato. Isso é claro! Apenas não os vejo jogando isso tudo nesse exato momento. Aliás, o mesmo aconteceu neste confronto recente contra Utah. Jogou pro gasto, contra um time desfalcado de seus principais jogadores. Sofreu fora de casa, mas venceu. O time é absolutamente maduro, sabe o que quer e o que precisa fazer para atingir seus objetivos. Qualquer um que tenha pretensões de bater os Lakers vai precisar ralar, e muito. Não se desafia Kobe Bryant e Pau Gasol impunemente.

 

Por fim, o confronto mais surpreendente. Phoenix e San Antonio fariam, pra mim, o duelo mais equilibrado destes playoffs. Uma rivalidade gigante alimentada por uma história recente de jogos alucinantes. Não foi bem isso que aconteceu. Os jogos foram muito bons. Recheados de jogadas e fatos que vamos lembrar por muitos anos, como Steve Nash jogando com o olho inchado no jogo quatro em San Antonio. Mas os Suns estão jogando o fino. Apesar de não terem um pivô bom (desculpem mas não considero Collins nem Frye dignos de serem chamados pivôs) o time vem compensando com atuações soberbas de Stoudemire, Nash e Richardson. O trio vem sendo responsável por pelo menos 50% dos pontos do time em quase todos os jogos desses playoffs e tem feito a diferença também na defesa. Quanto a San Antonio, não entendi o que aconteceu. O time vibrante e temido de outrora deu lugar a um quinteto sem coração e burocrático. Talentos como Tim Duncan e Manu Ginobili podem fazer a diferença mas não estão conseguindo inspirar o resto do time. Resultado: foram atropelados.

 

Suns e Lakers farão um duelo sensacional na final do Oeste, parafraseando Juca Kfouri “este blogueiro” acredita em vitória dos atuais campeões em 6 ou 7 jogos.

 

Quanto ao Leste, com uma possível eliminação de Cleveland e King James, Magic vai pra grande final em, no máximo, 5 jogos.

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Euroleague - Barça sobra no Final Four e é bicampeão europeu

Com duas vitórias contundentes o Barcelona sagrou-se bicampeão da Euroleague neste fim de semana. Com duas partidas quase perfeitas o time da Catalunha passou por cima de seus adversários e levou o título com autoridade, fato que não acontecia desde 2003.

Ontem, em Paris, a equipe não deu chances ao Olympiacos da Grécia (86-68) na maior diferença de pontos em uma final européia desde o torneio de 2004 quando o Maccabi Tel-Aviv humilhou o Skipper Bologna em casa.

Além de levar o título, o Barça teve Juan Navarro eleito o MVP do Final Four 2010. O armador espanhol foi o cestinha da partida deste domingo com 21 pontos e ainda pegou 5 rebotes.

 

Grande abraço a todos que colaboraram com a cobertura deste Final Four 2010.

sexta-feira, 7 de maio de 2010

NBB - Flamengo arrasa Franca e empata série semifinal em 1 a 1 (101-73)

Próximo jogo amanhã também no Rio de Janeiro.

NBB - Minas vence Brasília na capital federal e empata série em 1 a 1 (103 - 94)


Euroleague - Olympiacos vence na prorrogação e vai disputar final contra o Barcelona

O Olympiacos venceu o deulo contra o Partizan Belgrado por 83-80 (prorrogação) e vai disputar a final da Euroleague contra o Barcelona neste domingo em Paris.

A partida terá transmissão ao vivo da ESPN Brasil a partir das 16hs (de Brasília)

Euroleague - Barça despacha CSKA (64-54) e vai à grande final da Euroleague

Em noite de defesas inspiradas, os Barcelona venceu o grande duelo semifinal contra o CSKA Moscou e avançou à final da Euroleague. O diferença de 10 pontos apresentada no placar foi construída principalmente no segundo quarto do embate e o time da Catalunha trabalhou bem durante o restante da partida para mantê-la.

Pelo Barcelona os destaques foram Fran Vasquez, que veio do banco para marcar 11 pontos e 6 rebotes, além do armador Ricky Rubio, com 10 pontos e 8 assistências, e Juan Navarro, com 10 pontos e 3 rebotes. O Barça avança para tentar conquistar seu segundo título da Euroleague.

Já o CSKA teve um segunda quarto sonolento quando deixou o rival abrir 17-10 (placar do quarto) e daí pra frente, fora alguns lampejos de reação, pouco ameaçou. Pelo time russo se destacaram o ala lituano Ramunas Siskaukas, com 19 pontos e 5 assistências, e o pivô russo Sasha Kaun, com 9 pontos e 19 rebotes. O CSKA agora brigará com o perdedor do duelo entre Partizan e Olympiacos pelo terceiro lugar do torneio.

 

O título da Euroleague poderia servir de alento à torcida blaugrana que recentemente viu seu time de futebol ser eliminado, em casa, pela Internazionale de Milão. É esperar pra ver.

 

A decisão do título terá transmissão ao vivo da ESPN Brasil no domingo às 16hs (de Brasília).

quinta-feira, 6 de maio de 2010

NBA - Magic faz 2 a 0 na série contra Atlanta

Até que o Hawks não fez feio como no primeiro jogo da série, mas não deu pra vencer o Magic em Orlando.
O time de Dwight Howard fez 112 x 98 e abriu 2 a 0 na série semifinal da conferência Leste.

O ala pivô do Magic foi responsável por 29 pontos e 17 rebotes para o time da casa, sendo o principal pontuador e reboteiro do jogo.
Do lado de Atlanta, Al Horford (24 pts) e Jamal Crawford (23) bem que tentaram, mas os Hawks sofreram a virada no segundo tempo da partida e perderam mais uma vez.

A série prossegue sábado em Atlanta, com o time da casa sob enorme pressão para evitar nova vitória do time da Florida.

Euroleague - Final Four começa nesta sexta em Paris

CSKA Moscou, Barcelona, Partizan Belgrado e Olympiacos iniciam nesta sexta-feira a disputa pela coroa de campeão europeu de basquete.

 

1ª Semifinal:

CSKA (6 vezes campeão) e Barcelona(1 vez campeão)  repetem o duelo semifinal do ano passado quando o CSKA avançou à final com uma vitória apertada. Na verdade, o duelo se repetiu nas semifinais 4 vezes nas últimas 8 edições acirrando ainda mais a rivalidade entre as duas equipes.

Do lado catalão um dos destaques é o jovem armador Ricky Rubio eleito pela segunda vez o destaque jovem da liga. Ricky, que foi escolhido em 5º lugar no  draft da NBA do ano passado, é o único jogador do Barcelona a ter sido titular nos 20 jogos da campanha invicta do time até o Final Four.

Já pelo CSKA, o ala Viktor Khryapa é o destaque. Líder do time em rebotes e assistências o ala foi fundamental nos playoffs de quartas-de-final contra o Caja Laboral de Tiago Splitter e Marcelinho Huertas. Viktor tem médias de 10,1 pontos, 6,3 rebotes e 4,2 assistências por jogo.

 

2ª Semifinal:

Já o duelo entre Partizan Belgrado e Olympiacos não é tão clássico. As duas equipes não chegam às finais da Euroleague há muito tempo mas agora uma das duas avançará para a sonhada final.

O Olympiacos não passa da semifinal desde 1997 quando ganhou seu único título da liga. Já o Partizan não sabe o que é jogar uma final de Euroleague desde 1992, ano de seu único título.

Do lado grego, os destaques ficam por conta dos 2 jogadores ex-NBA: o americano Josh Childress (ex-Atlanta Hawks) e o lituano Linas Kleiza (ex-Denver Nuggets). Kleiza e Childress lideram o time grego em pontuação com médias de 17 e 14 pontos por jogo respectivamente e são os principais trunfos do Olympiacos nesse jogo contra o Partizan.

Já o time sérvio chegou ao Final Four depois de eliminar o fortíssimo Maccabi Tel-Aviv de Israel. O principal jogador da equipe, o americano BoMcCalebb, tem médias de 13 pontos e 3,4 assistências por jogo. Além dele, o ala americano Lawrence Roberts também se destaca sendo o principal reboteiro do time com média de 7,4 por jogo.

 

Serão dois duelos sensacionais e com promessa de muita emoção.

 

No Brasil, a ESPN Brasil transmite a partida final, entre os vencedores das duas partidas, no Domingo ao vivo às 16hs (horário de Brasília).

NBA - Hawks tentam se reerguer após massacre de terça

Depois do show de horrores que foi o primeiro jogo da série, o Atlanta Hawks tenta se recuperar na disputa contra o Orlando Magic.

O esforçado time da Georgia precisa melhorar muito em relação ao jogo 1 para ter alguma chance de não ser “varrido” pelo Magic. Desde a defesa ridícula até a pontaria bisonha de um ataque perdido na maior parte do tempo.  Nas palavras de Joe Johnson “um jogo pra se jogar pela janela”.

A grande questão é mesmo se os Hawks têm capacidade de jogar de igual para igual com os melhores times da liga ou se já chegou longe demais para um time sem muito talento.

 

Este blog aposta em mais uma vitória fácil do Magic hoje.

 

E acha que Dwight Howard e Cia já devem estar preparando suas vassouras...

NBA - História do jogo 1 se repete e Suns vencem jogo 2 contra Spurs

Em jogo muito parelho, o Phoenix Suns (usando uma camiseta que dizia “Los Suns”) venceu o San Antonio Spurs por 110 a 102 na segunda partida da série semifinal da conferência oeste da NBA.

No entanto, ao contrário do primeiro duelo da série, os Suns precisaram correr atrás do resultado após saírem do primeiro quarto com uma diferença de 8 pontos no placar. Uma boa defesa e arremessos certeiros no último quarto selaram a vitória.

Tim Duncan (SAS) foi o principal pontuador da partida com 29 pontos e Amare Stoudemire (PHX) o seguiu com 23.

 

Próximo jogo será nesta sexta-feira em San Antonio, TX.

terça-feira, 4 de maio de 2010

NBB - Torcida leva Franca à vitória no primeiro jogo das semi-finais contra o Flamengo - 90 a 82

Com um reação espetacular no último quarto, a equipe de Franca venceu o Flamengo por 90 a 82 no primeiro jogo da série semifinal do NBB disputado em Franca.
Praticando uma defesa fortíssima e com o ala Rogério em dia inspirado (20 pts) o time do interior de São Paulo teve forças para tirar uma diferença de 7 pontos no último quarto e arrancar a primeira vitória nos playoffs semifinais.
Os cestinhas da partida foram Marcelinho Machado pelo Falmengo com 28 pontos e o ala Márcio por Franca, com 22 pontos.

Agora cabe à torcida rubro-negra mostrar força na HSBC Arena na próxima sexta-feira.

Até lá.

NBB 2010 - Brasília vence primeiro jogo das semi-finais contra o Minas - 106 a 97

Liderado por Nezinho (26 pts) e Guilherme (25 pts) o Brasília arrancou importante vitória fora de casa na primeira partida das semi-finais da NBB 2010.
Pelo lado do Minas, Murilo e Sucatzky foram os destaques com 26 e 18 pontos respectivamente.

A série prossegue na próxima sexta-feira em Brasília.

NBA - Suns vencem primeira e largam na frente dos Spurs

Em partida muito disputada, o Phoenix Suns venceu o San  Antonio Spurs por 111 a 102 na primeira partida da série semi-final de conferência disputada em Phoenix.

Os Suns contaram com grande atuação de seu triunvirato – Steve Nash fez um double-double com 33 pts e 10 assistências, Amare Stoudemire também com 23 pts e 13 rebotes e Jason Richardson contribuiu com 27 pts e 6 rebotes – para segurar a reação dos Spurs nos últimos minutos e garantir o primeiro ponto na série melhor de 7.

Leandrinho, que volta de contusão, teve atuação discreta com 14 minutos em quadra, marcando 5 pontos e 1 rebote.

 

Próximo jogo é quarta-feira, também em Phoenix.

segunda-feira, 3 de maio de 2010

NBA - Celtics empata série em Cleveland, 1 a 1

Lebron James recebeu formalmente seu troféu de MVP mas quem fez a festa foi Rajon Rondo e cia.
Em noite inspirada do armador dos Celtics (19 assistências e 13 pontos), o time de Boston venceu o segundo jogo da série em Cleveland por 104-86 para empatar a série em 1 a 1.
Do lado do time de Ohio, o destaque ficou mais uma vez por conta de King James, cestinha da partida com 24 pontos. Anderson Varejão jogou 21 minutos conseguindo 7 rebotes e 8 pontos.

Boston dominou o jogo desde o início e deu poucas chances ao time do MVP da temporada quebrando o mando de quadra de Cleveland e levando a vantagem para Boston.

O próximo jogo será realizado na próxima sexta-feira, em Boston.

Começam as Semi-Finais do NBB 2010!

Após séries quartas-de-finais duríssimas mas sem surpresas finalmente o NBB chega ao momento que todos esperávamos: os duelos semi-finais.
De um lado, o atual bi-campeão nacional, o Flamengo de Marcelinho Machado e cia, contra o Franca de gigante tradição no basquete nacional.
Do outro, o experiente time de Brasília, dono da melhor campanha da primeira fase da competição versus o Minas, com sua fanática torcida.
Serão jogos de arrepiar em séries de até 5 jogos.

O Ponto do Basquete acompanha e analisa as séries de perto!

Calendário das partidas (Todos os jogos serão transmitidos pelo Sportv):

04/05 - 19hs - Pitágoras / Minas x Universo / BRB / Financeira / Brasília
07/05 - 19hs - Universo / BRB / Financeira / Brasília x Pitágoras / Minas
08/05 - 18:30hs - Universo / BRB / Financeira / Brasília x Pitágoras / Minas
11/05 - 19hs - Pitágoras / Minas x Universo / BRB / Financeira / Brasília (se necessário)
14/05 - 19hs - Universo / BRB / Financeira / Brasília x Pitágoras / Minas (se necessário)


04/05 - 21hs - Vivo/Franca x Flamengo
07/05 - 21hs - Flamengo x Vivo/Franca
08/05 - 20:30hs - Flamengo x Vivo/Franca
11/05 - 21hs - Vivo/Franca x Flamengo (se necessário)
14/05 - 21hs - Flamengo x Vivo/Franca (se necessário)




Ponto do Basquete estréia em grande estilo!

Playoffs da NBA e do NBB, Final Four da Euroliga e ano de campeonato mundial.
O Ponto do Basquete inicia suas atividades em grande estilo!